arcebispo_topo

VIII – Assessoria e Garantia de Direitos

  • 6 reuniões do Fórum Estadual de Aprendizagem
  • 8 reuniões do Fórum de Erradicação do Trabalho Infantil e de Proteção ao Adolescente Trabalhador como membro da secretaria executiva
  • 8 reuniões do Fórum dos Direitos das Crianças e Adolescentes do Estado do Rio de Janeiro/Fórum
    DCA/ERJ; reuniões da Rede Rio
    Criança/RRC
  • 7 Visitas de articulação dos
    regionais
  • 3 Capacitações para as entidades de assistência social inscritas no CMAS/RJ com 344 participantes
  • 4 ações de acompanhamento e assessoramento aos Conselheiros Tutelares eleitos
  • 6 reuniões na Rede Rio Criança/RRC

 

Representatividade na coordenação da Pastoral do Menor Leste 1

Em âmbito regional a Pastoral do Menor é o conjunto das ações e da organização das diversas dioceses. É responsável por animar, articular e organizar a Pastoral do Menor a nível diocesano, bem como criá-la nas dioceses onde não existe, procurando dar unidade a todas as ações, em consonância com as diretrizes nacionais. De acordo com o documento CNBB- Diretrizes, Organização e Princípios de 2014, no seu capítulo 8º, seção 2.

 Capacitação para os Agentes da Pastoral do Menor

O objetivo é a formação e capacitação continuada das lideranças e/ou agentes da Pastoral, para que possam melhor atender as crianças, adolescentes e famílias participantes dos diversos programas da Pastoral do Menor.

Capacitação “Cuidar-se para cuidar”

Ministrada pela Conselheira e médica Dra. Regina Galvão

Tem como proposta trabalhar os temas de prevenção em saúde básica, seguindo as normatiza- ções do Ministério da Saúde, através de um programa de apoio aos Agentes da Pastoral do Menor e educadores do Programa de Inclusão Digital. Na perspectiva de informar sobre as rotinas importantes para a prevenção das principais doenças e orientar sobre os aspectos práticos para a realização do que é preconizado utilizando todos os recursos oferecidos na rede público X privada. Esperando, assim, promover uma melhoria do autocuidado e torná-los multiplicadores das informações sobre saúde nas respectivas comunidades.

 Capacitação “Buscando saber mais”

Com o objetivo de embasar as ações desempenhadas pelos educadores e agentes da Pastoral do Menor no que tange ao planejamento, gestão de pessoas, relações interpessoais e elaboração de projetos.

Assessoramento aos Conselheiros Tutelares em parceria com o CEDECA/Rio de Janeiro.

Assistência Religiosa aos Adolescentes Privados de Liberdade

A Assistência Religiosa aos Adolescentes Privados de Liberdade é uma atividade desenvolvida desde 1997, pela Comissão Arquidiocesana, comprometido permanentemente com a justiça e paz, com intuito de desenvolver ações evangelizadoras junto aos adolescentes da prática de ato infracional que cumprem medidas socioeducativas de internação, nas 9 unidades do DEGASE (Departamento Geral de Ação Socioeducativa), em consonância com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Lei 8.069/1990, Art.124, inciso XIV. A Assistência Religiosa também realiza a formação dos Assistentes religiosos.

Quem Somos
Legenda
Quem Somos
Legenda
Quem Somos
Legenda
Quem Somos
Legenda
DSC_0547DSC_0496DSC_0504